quarta-feira, 7 de março de 2012

HOJE É DIA DA MULHER?


HOJE É DIA DA MULHER!


Bem, se hoje é dia da mulher, então é meu dia! Afinal, eu sou mulher, sou mãe, sou amiga, sou dona de casa, sou trabalhadora e batalhadora, mas hoje é meu dia mesmo, porque sou classe média, porque tenho poder aquisitivo, porque tenho acesso aos bens de consumo e a meus direitos.

Dona Almerinda[1] é mulher, mãe, amiga, dona de casa, trabalhadora e batalhadora, mas o dia dela... bem, é um dia sem homenagens, sem presentes, sem ser seu dia... Todo dia é dia de Dona Almerinda matar seu leão, fugir do assédio intelectual, físico, sexual, todos os dias ela pula fogueiras e todo dia comemora sozinha suas vitórias, sozinha com as lembranças de seu dia! A lembrança de ser contratada para serviço de manutenção da limpeza de uma empresa e ter que lavar carros, massagear pés...

Ferrenha defensora de um dia conseguirmos uma sociedade equânime, com educação freireana possível para quem desejar, com saúde humanística, com todas as possibilidades de viver uma vida saudável, tenho cá meus muxoxos para o capitalismo e seu neoliberalismo democrático que privilegia as minorias, a qual assumo que faço parte, e que zomba das maiorias, as quais, acredito, por falta de uma educação libertadora, está sempre nas mãos de quem teve acesso à ela. Um sistema político, social, ideológico, histórico, que diz: Feliz dia da Mulher! Presenteie uma mulher especial!

Quem vai presentear a também especial Dona Almerinda? Vejamos o que nos diz a história.

Mas é um dia para comemorar! Temos uma mulher no mais alto cargo de um governo de maioria masculina - nada contra os homens, coitados, nem têm seu dia! De uma sociedade ainda patriarcalista e masculinista. É uma vitória! Temos mulheres inteligentes e bonitas e talentosas aparecendo na mídia e abrindo caminhos! É uma conquista! No entanto, penso que sair às ruas vizibilizando a condição das Donas Almerindas é ainda mais importante! Isso, sim, seria uma homenagem às mulheres!

Ora, Viva o dia da mulher: de Dona Dilma, de Dona Almerinda! E que um dia, num futuro bem próximo, possamos esquecer que há um dia dedicado a homenagens às mulheres, pois todo dia é dia de comemorar a vida, a alegria de escolher uma profissão por desejo e não contingência do destino e ser respeitada na sua escolha, a alegria de podermos criar nossos filhos e filhas com amor, com apoio (do pai da criança, do governo, das escolas), com leque de escolhas, alegria de ter acesso a serviços de saúde que alie pesquisa, tecnologia e sensibilidade, alegria de saber que homens e mulheres são tão diferentes quanto iguais!

Lançando mão da máquina do tempo que é a escrita, adianto-me em dizer: FELIZ DIA DE COMEMORAÇÃO PELAS NOSSAS MARAVILHOSAS DIFERENÇAS E INCRÍVEIS SEMELHANÇAS!



[1] Nome fictício de uma mulher que foi aviltada em seu trabalho, desconsiderada em sua condição humana e de profissional no comércio de Santo Antônio de Jesus e que nesse dia 08/03/2012, recebe a solidariedade do povo dessa cidade. Uma verdadeira homenagem a todas as mulheres!

Nenhum comentário: