segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

BATALHA DIÁRIA


Dia de meu aniversário, fim de noite, bateu uma fome!!!
Querendo comer algo saudável, fugindo dos Mcs da vida, eu, uma amiga e três amigos, paramos numa casa de sucos 24h.
Ninguém tinha fome além de mim. Paramos lá por minha causa. Mas todos pediram algo. 
Eu fui a primeira a me decidir sobre o que comer. A fome dava urgência e celeridade às decisões. 
Feitos os pedidos, aguardamos...
Chegam dois pedidos de sanduiche com suco, 
Chega o pedido de tigela de cupuaçu.
Chega outro suco...
A fome reclama: cadê meu pedido que foi o primeiro? 
Questiono ao garçom:
- Ah, minha senhora, já vem! Teve outros pedidos na frente! 
Tento contra argumentar.
Meu interlocutor dá-me as costas.
Mais outros pedidos atendidos e não o meu.
Mais uma vez questiono o garçom:
-Já está descendo a escada.
-Já vem
Quando chega meu pedido: a minha vitamina de frutas! Chega transbordando pelo copo. Gota d’água!

A minha fome se retrai. Não vou dar direito a ninguém de me tratar assim! Não estou ali pedindo favor, e ainda que estivesse, aquilo não é tratamento que se dispense a ninguém.
Me revolto.
Encarno uma Mary Wollstonecraft, presto homenagens a Nísia Floresta, Bertha Lutz e vou à luta da manutenção de minha dignidade. 

Quero falar com o gerente! Ele já vem avisando:
- Não pode a senhora pedir e devolver. 
- O senhor vai me ouvir? 
-Diga.
- Eu fiz o pedido...
- Não demorou nada!
- O senhor está disposto a me ouvir? 
- Vocês querem comer sem pagar? O garçom quem vai pagar!
Ele não me ouve. Pareço não estar ali.
Ele só ouve os homens que falam grosso e se apropriam da briga.
Volta à sua cozinha com pressa e rogando pragas, sugerindo que estamos querendo gratuidade.
Manda avisar que não precisamos pagar.
Nós pagamos, exceto a vitamina, e saímos. E nada consumi.
Nós, mulheres, temos título eleitoral, podemos votar e sermos eleitas. Mas ainda não somos cidadãs. Não somos ouvidas ou dignamente tratadas!
Nunca mais volto àquele lugar, onde fui destratada, ignorada e mal atendida. Assim luto minha batalha diária!

Nenhum comentário: